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Como Aumentar em 10x as Chances de Conquistar um Objetivo

Em todo lugar se fala sobre a importância de estabelecer metas e objetivos e isso é algo que todo mundo está “careca” de saber. Mas você realmente sabe como estabelecer um objetivo de maneira eficaz que tenha uma grande probabilidade de ser realizado?

OBJETIVO SMART

Não sei se você já ouviu falar sobre a técnica do Objetivo Smart em algum lugar ou se já usou esta técnica de maneira eficiente. De qualquer forma, neste artigo explico o passo a passo de como aplicar eficientemente esta poderosa técnica e ainda disponibilizo gratuitamente o documento para você coloca-la em prática hoje mesmo!

Mas afinal, o que é objetivo? Objetivo, por definição, é aquilo que se pretende alcançar quando se realiza uma ação; propósito. E o Objetivo Smart é uma técnica para alcançar este(s) objetivo(s). Então vamos lá.

SMART

A palavra inglesa Smart significa esperto, inteligente e é acrônimo de:

SpecificeSpecífico
Measurable Mensurável
Attainable Alcançável
Relevant Relevante
Time-Bound Temporal

Mas antes de explicar cada uma destas etapas, vou lhe mostrar alguns dados para que você veja como é importante estabelecer objetivos por escrito, no papel.

Segundo estudos,

84% das pessoas não têm metas e objetivos estabelecidos. Estas pessoas vivem um dia após o outro na esperança que um dia as coisas possam melhorar como um passe de mágica!

13% das pessoas têm metas e objetivos estabelecidos mentalmente. Estas pessoas já sonham com algo que desejam e ficam pensando sobre esse objetivo, mas não colocam no papel, não estruturam um plano – por mais simples que seja – e as metas e etapas para alcançar este objetivo não são muito claras.

Entretanto, apenas por terem os objetivos na cabeça elas conquistam o equivalente ao que os 84% conquistam ou possuem.

3% das pessoas têm metas, objetivos e planos por escrito. Estas pessoas além de sonhar com o que desejam, planejam como alcançar o objetivo de maneira estruturada e bem clara. Elas colocam no papel exatamente o que querem e como irão fazer para conseguir.

Por isso, este último grupo de pessoas conquistam ou possuem o equivalente a 10X o que os outros 97% restantes possuem.

Dimensão

Para você ter uma ideia da dimensão do que isso significa, vamos supor a seguinte situação:

Que no Brasil haja uma população economicamente ativa de 100 milhões de brasileiros.

Se 84%, ou seja, 84 milhões de brasileiros possuem uma renda média mensal de R$1.000,00 cada, teremos um montante de R$84bilhões de reais neste primeiro grupo. (84 milhões x R$1mil = R$84bi)

Logo, 13% dessas pessoas, ou seja, 13 milhões de brasileiros têm então uma renda média mensal de R$6.461,54 cada, neste segundo grupo. (R$84bi ÷ 13 milhões = R$6,46mil)

E a galera “Smart”, os 3%, ou seja, 3 milhões de brasileiros devem ter uma renda média mensal de R$560.000,00 cada. É isso mesmo que você leu! Quinhentos e sessenta mil reais por mês. (10 x (R$84bi + R$84bi) / 3 milhões)

Então, vamos aprender o Objetivo Smart!

ESPECÍFICO

Objetivo Smart Específico

Que abrange o O quê. O que você quer especificamente?

Neste ponto muitas pessoas pecam por falta de especificidade. Ao definir um objetivo elas são muito genéricas dizendo “Eu quero ser feliz”, “Eu quero ganhar mais dinheiro”, “Eu quero comprar um novo carro ou uma nova moto”, “Eu quero ter minha casa própria”, “Eu quero passar num concurso público”, “Quero me casar”, “Quero ter meu negócio próprio”, etc…

Não há nada de errado desejar esses objetivos, mas falta definição. O que te deixa feliz? Quanto é para você ganhar mais dinheiro? Qual carro ou moto você quer? Como é esta casa própria? Qual concurso você quer passar? Como é o cônjuge ideal para você se casar?

Percebe? Tem que ser específico! No objetivo de adquirir um novo carro por exemplo, deve definir a marca, modelo, cor, acessórios, etc. dentro de milhares de modelos diferentes. No objetivo de ter a casa própria, deve definir se é casa ou apartamento, quantos cômodos, quantos dormitórios, se tem garagem, qual é a metragem, etc…

Quanto mais específico e detalhado for seu objetivo, mais tangível, mensurável e concretizável ele será para você. Você poderá visualizá-lo e até senti-lo.

Especifique detalhadamente o que você quer!

MENSURÁVEL

Objetivo Smart Mensurável

Diz respeito ao Quanto. Quanto custa exatamente o que você quer?

Na realidade praticamente tudo dá para mensurar monetariamente, mas o foco aqui é definir uma unidade de medida, de mensuração para que seja tangível e você ter como parâmetro para saber o seu progresso em relação ao alcance do objetivo estabelecido.

Mas nem tudo as vezes se mede em dinheiro, as vezes pode ser tempo, como no caso de querer passar em um concurso público, pode ser definido a quantidade de horas de estudo necessárias, as vezes pode ser uma ou mais características físicas, como no exemplo de encontrar o cônjuge ideal, pode ser quilos para quem tem o objetivo de emagrecer, por exemplo, ou outra unidade de medida dependendo do objetivo. Porém, de maneira geral, a medida mais utilizada é a monetária.

Defina uma unidade de medida mensurável ou quanto custa o que você quer!

ATINGÍVEL

Objetivo Smart Atingível

Descreve-se o Como. Como eu farei para alcançar este objetivo?

Aqui você precisa fazer um pequeno planejamento ou estruturar um plano de ação. E muita gente vai dizer “mas é exatamente isso que eu não sei… Como?”. É porque você não colocou no papel e fez uma análise cuidadosa a respeito. Deve refletir sobre isso. Você vai ver que sempre há maneiras e durante o caminho irão aparecer outras oportunidades que ajudarão você a conquistar o objetivo.

Comece analisando o objetivo como um todo, as duas primeiras etapas e quando você pretende ter este objetivo. Avalie as alternativas, os recursos e as opções que você possui hoje e que possuirá no curto prazo. Estabeleça o passo a passo de como você pretende fazer e as ações que devem ser realizadas para alcançar este objetivo.

No caso de querer um novo carro por exemplo, verifique suas economias atuais, quanto pode guardar por mês, possível promoção ou mudança de cargo, se pode ganhar dinheiro extra com algo, quanto custa o novo carro, o quanto você pode pegar de empréstimo no banco ou em quanto fica o financiamento pela concessionária, avalie as taxas de juros, veja o quanto vale o seu veículo atual, em quanto tempo poderá vende-lo e defina um plano durante o tempo necessário para fazer esses passos.

No exemplo da casa própria também, verificar as economias atuais, possíveis promoções ou renda extra, quanto custa a casa, quanto custa o financiamento, se pode ser utilizado o seu FGTS, se tem já um dinheiro guardado ou se vai utilizar a venda de algum veículo para dar de entrada, a questão da documentação e assim por diante; definindo também um plano durante que será executado durante um determinado tempo.

Se o seu objetivo ou plano é para negócios e empresas – ou se você precisa saber mais sobre planejamento – veja o artigo sobre Plano de Ação.

Defina um plano de como você vai agir para conquistar o que você quer!

RELEVANTE

Objetivo Smart Relevante

Esta, em minha opinião, é a etapa mais importante. Ela singulariza o objetivo no seu Por quê. Por que este objetivo é importante para você?

Quando há um por quê, um propósito claro e que faça muito sentido para você, há uma tendência de esforço maior em prol desta causa. Quanto mais importância algo tem para você, mais o desejará, admirará e o especializará. Seu desejo e seu sentimento de realização pela conquista do seu objetivo devem vir de dentro, do seu coração; como um sonho que você quer (e vai!) realizar.

Este sentimento te motivará e impulsionará suas ações para a conquista do seu objetivo. Desta forma você conseguirá progredir gradativamente e enfrentará as dificuldades e os obstáculos com mais naturalidade e determinação.

Se o seu objetivo não tem muita relevância, não é tão importante para você ou não faz tanto sentido para você, dificilmente você colocará o seu potencial, a sua capacidade e a energia necessária para atingi-lo.  A conquista deste objetivo específico deve ser uma prioridade para você. E na realidade, acredito que a falta de relevância seja a principal causa do fracasso quando se busca um objetivo.

Então, tenha um desejo ardente de conquistar o objetivo que você quer!

TEMPORAL

Objetivo Smart Temporal

Refere-se ao Quando. Quando (ou até quando) você realizará o seu objetivo?

Esta é a hora da verdade. Você precisa colocar uma data, determinar um prazo final para que o seu objetivo seja conquistado. Desta forma você vai conseguir se programar e ajustar seu plano coerentemente com as ações que devem ser tomadas e para o que precisa ser feito e quando precisa ser feito.

Sugiro ainda que esta data não seja uma data muito distante; que seja uma data que lhe deixe desconfortável. Porque o desconforto vai fazer com que você aja. Estabelecendo um curtíssimo prazo também é pouco provável que consiga algo grande para você na semana que vem se você não tem a menor ideia ou condição, hoje, de que isso aconteça. O prazo deve ser coerente. Se for muito distante, como o objetivo é para daqui a muito tempo, você acaba negligenciando o que deve ser feito hoje, amanhã e semana que vem.

Claro que há objetivos de longo prazo e nestes casos você deve dividir em metas menores com prazos mais curtos, como o que você deve ter conquistado daqui a 1 ano, 6 meses, no mês seguinte, e assim por diante para alcançar o objetivo final lá na frente.  A mesma ideia serve também para médios e curtos prazos.

Estabeleça uma data para a realização do objetivo que você quer!

Assinar

Agora que já descreveu todas as etapas do seu Objetivo Smart, falta apenas uma simples coisa, porém muito importante: você deve colocar no papel e assinar! Isso mesmo! Você deve assinar o seu próprio Objetivo. Por quê? Porque ao assinar você se compromete com a pessoa mais importante do mundo: você.

Clique no botão abaixo e faça o download gratuitamente do arquivo pronto para você colocar em prática hoje mesmo!

Lhe desejo sucesso!

Um forte Abraço!

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Igor Tolentino

Estrategista em Marketing Digital. Mentor e Copywriter. Serviços de Copy e Páginas de Vendas de Alta Conversão. +1MM de faturamento com vendas de infoprodutos.

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